Skip to content


Projetos finais em destaque – 2016

 

O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória que tem por objetivo promover a integração dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação  na forma de um Projeto Final. É realizado em dois semestres, divididos em Projeto Final I e Projeto Final II.

Neste ano de 2016, tivemos excelentes trabalhos que estão expostos em forma de poster no saguão principal (térreo) do bloco da Escola Politécnica.

 

20161123_165042

Estudante: Bruno Caminha Veronese
Atualmente o processo de avaliação do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) é feito manualmente, ou seja, a coordenação do programa solicita a atualização dos currículos dos pesquisadores para um determinado prazo. Em seguida, cada pesquisador deve editar seu currículo na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a partir disso devem preencher planilhas sobre suas publicações, orientações, e produções técnicas. Por fim, a coordenação realiza uma compilação de tais dados e gera relatórios a respeito do desempenho de cada pesquisador, de cada grupo de pesquisa, e do programa.

 

20161123_165054

Estudantes: Rafael de Freitas C. e Souza e Hellington L. de Campos Viana
B.Fast: Uma boa qualidade do atendimento deve oferecer uma experiência satisfatória para o cliente, ou seja, sem esperar para ser atendido por um garçom, enfrentar filas ou demora para efetuar o pagamento de um produto ou conta. Segundo a ABRASEL, o setor de bares e restaurantes representa atualmente 2,7% do PIB brasileiro. Adicionalmente, o hábito de alimentação fora de casa é cada vez mais crescente e corresponde a 30% dos gastos dos brasileiros com alimentos

 

20161123_165106

Estudantes: Luiz F. Caus e Luiz H. dos Santos
O programa EcoHabitare objetiva incorporar e desenvolver atividades sociais com foco na sustentabilidade. Os projetos localizados na comunidade da Ilha das Peças são de extensão, de pesquisa (PIBIC e PIBIC JR), e também trabalhos de conclusão de curso. São projetos dos grupos de saúde, meio ambiente e engenharias. Semestralmente novos projetos surgem e são concluídos fazendo com que seja necessária uma gestão organizada deles, principalmente pelo coordenador geral do projeto, o professor Dr. José Fernando Arns.

 

20161123_165050

Estudante: Juliano Gomes de Oliveira
Pequenas empresas do ramo da costura, ou mesmo profissionais informais, possuem dificuldade em gerir seus processos, que em sua maioria, são realizados manualmente. O controle de clientes, serviços e gastos acabam sendo gerenciados através de cadernos, ou mesmo bilhetes presos as peças que necessitam do serviço de costura. Deste modo perde-se muito tempo nas atividades de priorizar quais serviços devem ser feitos, quais estão no prazo para serem entregues, e a exata saúde financeira de seu negócio através de suas despesas e lucros, constantemente sendo tarefas repetitivas e suscetíveis a erro de controle.

20161123_165101

Albert A. Weihermann e Thais A. Higa
A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR) é uma instituição de ensino superior privado que possui cinco campus no estado do Paraná. Este projeto, desenvolvido para o Campus Curitiba, tem o intuito de auxiliar no controle da alocação dos ambientes para atividades acadêmicas da Universidade, tendo em vista o melhor aproveitamento de sua estrutura.

20161123_165113

Estudantes: Felipe K. Dierka e Gabriel A. Oliveira
Dentro da universidade, assim como em qualquer outro contexto, existem dependências entre as áreas de conhecimento, onde muitas vezes elas podem ser complementares. Essa dependência pode aparecer na realização dos trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), onde os alunos frequentemente necessitam do auxílio ou orientação de profissionais de outras áreas de conhecimento. Devida a esta situação, muitos acabam limitando o escopo de seu projeto apenas a o que compete a sua área de conhecimento. Com isso, a ideia inicial do projeto perde a sua essência mais abrangente, limitando-se a mais um projeto acadêmico.

Posters no saguão do bloco da Escola Politécnica

Posters no saguão do bloco da Escola Politécnica

Estudantes, foi necessário sabedoria para atravessar as adversidades do semestre letivo e para perceber que a superação de cada obstáculo exige, acima de tudo, determinação. Houve momentos em que as cobranças surgiram, o cansaço deve ter aparecido mas vocês tiveram discernimento para seguir em frente. Parabéns por mais esta etapa concluída!

Parabéns também aos competentes professores envolvidos no Projeto Final I e II que orientam, estimulam e transmitem entusiasmo pela profissão:

 

 

 

Posted in Geral.